Curiosidades sobre a cerveja
1- Sabia que a cerveja está em 56% das casas no Brasil?
2- Que cerca de 523.000 pessoas devem estar bebendo cerveja nesse exato momento! (eu sou uma delas hehehe)
3- No Brasil a cerveja corresponde cerca de 90% do consumo de bebidas alcoólicas.
4- As Bolhas que aparecem nas laterais dos copos de cerveja não são algo bom, pois atestam que o vidro está sujo. Se elas se aglomeram somente de um lado, isso é reflexo de partículas que fazem com que as bolhas fiquem concentradas em determinada região do copo. Portanto, fique atento.
5- É verdade que muitas pessoas bebem cervejas direto das garrafas, porém isso não é indicado se você quiser apreciar o líquido de modo mais profundo. Para sentir o máximo do sabor e dos aromas presentes na bebida, beba em copos ou taças de vidro – isso dará mais oportunidades para você sentir o gosto real do líquido. Desse modo, você também pode evitar possíveis gostos metálicos que existem nas garrafas e que se originam quando as tampas são retiradas.
6- Segundo um artigo de 2007 publicado no British Journal of Nutrition, há cada vez mais evidências conectando os benefícios para a saúde relacionados com o consumo moderado de bebidas alcoólicas ricas em polifenóis, como cerveja ou vinho. O artigo afirma que, embora o uso exagerado de álcool pode suprimir a resposta imunológica, o consumo moderado parece ter um impacto benéfico sobre esse sistema quando compara-se pessoas que bebem moderadamente e pessoas que não bebem. (Ou seja, beber faz bem!)
7- A importância dada à cerveja na antiga Suméria era tanta que havia até mesmo uma deusa para a bebida. Ninkasi era a deusa suméria da cerveja, capaz de satisfazer o desejo e saciar o coração. Em sua homenagem foi composto um hino, sendo preservado através da escrita por volta de 1800 a.C.
8- Pior que descongelar e coloca-la novamente no freezer, o que realmente estraga a cerveja é a luz. Como destacado nesse trabalho da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o lúpulo é sensível à luz, e seus três principais compostos que foram identificados como sendo sensíveis à luz são conhecidos como isohumulonas. Quando estes são atingidos, se quebram e formam radicais livres, trazendo cheiro e sabor horríveis.
9- A cervejaria mais antiga – e que ainda funciona – encontra-se no sul da Alemanha e atende pelo nome Weihenstephan. Com mais de mil anos de existência fazia parte de um monastério, onde os monges produziam cerveja. Hoje o local pertence ao estado.
10- Ao contrário do que muitos pensam, as cervejas não devem ser sempre amargas. Existem diversas marcas que trabalham com cervejas frutadas e com sabores inesperados, como Lambics, Krieks e Guezes, só para nomear algumas. O interessante é não ficar restrito a somente um gosto de cerveja, já que as possibilidades são inúmeras.
Fontes: www.elhombre.com.br
www.cervejaitaipava.com.br
www.megacurioso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário