sábado, 23 de janeiro de 2016

Amor inteligente

5 maneiras de superar o término do namoro


final de uma relação é sempre difícil, independente do tempo e circunstâncias em que o casal ficou junto. Apesar de muitos tentarem, o período de luto não pode e nem deve ser ignorado, já que ele é fundamental não só para que você supere o ex, mas também para que descanse e retome o fôlego para a próxima relação.

Fases pós-término

A raiva é uma fase importante no processo de superação e ajuda na cura (Thinkstock)
A raiva é uma fase importante no processo de superação e ajuda na cura (Thinkstock)
Segundo o psicólogo Frederico Mattos, especialista em relacionamentos e autor do livro “Como se libertar do Ex” (Matrix Editora), a forma como o rompimento acontece influencia bastante nas fases emocionais que o seguem. Entretanto, os sentimentos que normalmente se observa em pessoas que foram dispensadas pelo parceiro são, em ordem:
1. Indignação
2. Raiva
3. Tristeza
4. Culpa
5. Aceitação
“Cada sentimento cumpre uma função no processo de ressignificação. Mesmo a raiva - desde que não agrida - pode ajudar a proteger de uma tristeza imensa e insuportável”, discorre o especialista, acrescentando que o tempo do processo varia de pessoa para pessoa.

Como superar o fim do namoro

Apesar de ser categórico ao afirmar que não é possível “pular” o período de luto, o psicólogo lista algumas ações e exercícios mentais que ajudam a tornar o processo menos doloroso e até acelerar a fase de cura. “Só a pessoa que está em luto pode agir, mesmo que se arrastando no princípio, para sair da fase de dor e desilusão”, afirma.

E se ele me procurar?

É claro que sempre existe o risco de você retroceder muitos e muitos passos no processo de superação se seu ex de repente decidir que cometeu um grande erro e quiser voltar. Frederico afirma que, se o antigo parceiro te procurar (e você já tiver decidido que não é mais isso que quer), o melhor a fazer é ficar em silêncio. “Evite fazer joguinhos para sair por cima ou se sentir menos humilhado, dar uma de durão ou de coitadinho. Você pode colocar todo o equilíbrio que já havia alcançado em jogo”, afirma. “Quanto menos informação houver, menor a chance de manipulação, tanto da parte do outro como da sua”, conclui.
E, caso vocês se encontrem por acaso em um local público, a melhor saída é agir com naturalidade e ser educado, sem forçar uma intimidade excessiva.

fonte:http://www.bolsademulher.com/amor/5-maneiras-de-superar-o-termino-namoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário